O que a desorganização financeira causa em sua empresa?

Uma das maiores dificuldades do pequeno e microempresário é definir a gestão financeira e organizacional de uma empresa.

Muitas pessoas abrem um negócio sem preparo e conhecimento. E são exatamente estas pessoas as que mais correm riscos ao se deparar com dificuldades na hora de gerenciar seu negócio.

Sabemos que a coragem e vontade de abrir uma empresa são essenciais para a construção de um bom empresário, porém, mais do que nunca, o conhecimento e pesquisa de mercado são igualmente essenciais.

Quais são os riscos consequentes dessa dificuldade de gestão e, o principal, como podemos evitá-los?

– Falta de informações

Por mais que você tente obter alguns dados, quando uma coisa está fora do lugar, todas as outras também correm o mesmo risco. Por exemplo, as informações sobre o saldo do caixa, despesas fixas e financeiras. Outro fator prejudicado é saber o quanto de lucro ou prejuízo sua empresa está resultando.

Todas essas áreas e muito mais podem ser afetadas pela falta de organização dos registros e informações de sua empresa. Por conta disso você pode acabar prejudicado quando precisar realizar empréstimos ou saber sobre suas dívidas.

– Dificuldades financeiras

Em consequência, vem as dificuldades financeiras, como a dificuldade de administrar o capital de giro e o pró-labore dos sócios. É neste momento que muitas empresas acabam dando os últimos respiros.

Essas dificuldades também refletem em prejuízos com fornecedores ou com os próprios clientes e também em multas por falta de pagamento de impostos ao perder o prazo dos mesmos. 

– Como posso me prevenir?

Uma das melhores formas de encontrar a melhor gestão para sua empresa é recorrer a um bom contador. Não adianta você buscar um escritório de contabilidade, mas não ter acesso às informações. Ou não ter um bom relacionamento com o escritório. Isso só irá causar mais atrito em seu negócio.

Procure estar realmente informado sobre a situação da sua empresa. Estude as melhores formas de administrar seu fluxo de caixa. Também busque entender realmente as informações que seu contador lhe informar.

Busque a contabilidade que mais se encaixa com seu tipo de trabalho. Por exemplo, o empresário com uma rotina corrida e sem muito tempo para entender burocracias se daria bem com uma contabilidade digital. Busque o melhor custo-benefício e o que melhor se encaixa com suas demandas.

Lembre-se, você pode errar ao tentar uma estratégia, isso serve para o seu crescimento como profissional e para o crescimento de sua empresa. Porém, busque tirar proveito dessas situações e aprenda a superá-las, assim você garante um passo a mais para o sucesso.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Participe da comunidade

Assine nossa newsletter.

contato

Rua Vigário J. J. Rodrigues, 21, SL 1003 Centro, Jundiaí-SP

Seg – Sex: 9h às 18:00h

(11) 3964-0031

© Gerencialle 2021 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Amarelu Digital

Gerencialle Contabilidade Eireli – CNPJ: 31.071.650/0001-51