Uma das maiores dificuldades do pequeno e microempresário é definir a gestão financeira e organizacional de uma empresa.
Muitas pessoas abrem um negócio sem preparo e conhecimento. E são exatamente estas pessoas as que mais correm riscos ao se deparar com dificuldades na hora de gerenciar seu negócio.
Sabemos que a coragem e vontade de abrir uma empresa são essenciais para a construção de um bom empresário, porém, mais do que nunca, o conhecimento e pesquisa de mercado são igualmente essenciais.
Quais são os riscos consequentes dessa dificuldade de gestão e, o principal, como podemos evitá-los?
– Falta de informações
Por mais que você tente obter alguns dados, quando uma coisa está fora do lugar, todas as outras também correm o mesmo risco. Por exemplo, as informações sobre o saldo do caixa, despesas fixas e financeiras. Outro fator prejudicado é saber o quanto de lucro ou prejuízo sua empresa está resultando.
Todas essas áreas e muito mais podem ser afetadas pela falta de organização dos registros e informações de sua empresa. Por conta disso você pode acabar prejudicado quando precisar realizar empréstimos ou saber sobre suas dívidas.
– Dificuldades financeiras
Em consequência, vem as dificuldades financeiras, como a dificuldade de administrar o capital de giro e o pró-labore dos sócios. É neste momento que muitas empresas acabam dando os últimos respiros.
Essas dificuldades também refletem em prejuízos com fornecedores ou com os próprios clientes e também em multas por falta de pagamento de impostos ao perder o prazo dos mesmos.
– Como posso me prevenir?
Uma das melhores formas de encontrar a melhor gestão para sua empresa é recorrer a um bom contador. Não adianta você buscar um escritório de contabilidade, mas não ter acesso às informações. Ou não ter um bom relacionamento com o escritório. Isso só irá causar mais atrito em seu negócio.
Procure estar realmente informado sobre a situação da sua empresa. Estude as melhores formas de administrar seu fluxo de caixa. Também busque entender realmente as informações que seu contador lhe informar.
Busque a contabilidade que mais se encaixa com seu tipo de trabalho. Por exemplo, o empresário com uma rotina corrida e sem muito tempo para entender burocracias se daria bem com uma contabilidade digital. Busque o melhor custo-benefício e o que melhor se encaixa com suas demandas.
Lembre-se, você pode errar ao tentar uma estratégia, isso serve para o seu crescimento como profissional e para o crescimento de sua empresa. Porém, busque tirar proveito dessas situações e aprenda a superá-las, assim você garante um passo a mais para o sucesso.